From Indigenous Peoples in Brazil

News

Convênio permite acesso de estudantes indígenas aos meios de comunicação

23/07/2002

Fonte: Site da Funai



Um convênio firmado no início deste ano entre a Funai e a Universidade de Passo Fundo/RS (UPF) está permitindo a integração entre estudantes indígenas, universidade e meios de comunicação. Pelo convênio, estudantes indígenas recebem bolsas de estudo e profissionais da UPF têm acesso às aldeias indígenas, onde desenvolvem projetos, com a participação dos moradores, e que contribuem para o desenvolvimento comunitário e melhoria da qualidade de vida da população.

Outro tópico do Convênio com resultado positivo é a parceria da Faculdade de Artes e Comunicação com as comunidades indígenas, através do curso de Radialismo e Televisão. O programa radiofônico indígena Kaingang vi, que significa palavra do índio, realizado desde o segundo semestre de 2001, está divulgando costumes, história e trabalhos de diversas entidades realizados nas terras indígenas de Cacique Doble e Serrinha. O programa é veiculado também pelas Rádios Poatã, de São José do Ouro e Atlântica, em Constantina e valoriza o uso do idioma Kaingang, utilizado pelos próprios índios, durante a sua transmissão.

Dois alunos indígenas que recebem esta bolsa entre o convênio FUNAI / UPF, fazem o trabalho de interlocutor entre a produção do programa e a aldeia, trazendo os assuntos de interesse da comunidade e também as pessoas que transmitem as informações com relação aos costumes e à cultura dos Kaingang e Guarani. Segundo a responsável pelo setor educacional da Funai, Iara Martins Alvarez, a idéia de programas de rádio para a comunidades indígenas já vem sendo utilizada com sucesso em outras regiões do País. "O programa Kaingang vi é bastante ouvido pelos índios da região que, juntos, formam uma população de 760 pessoas", completa ela.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source