From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Deputado pede força-tarefa em Pau Brasil para evitar mortes de índios

23/07/2002

Autor: Catia Seabra

Fonte: O Globo-Rio de Janeiro-RJ



O deputado Walter Pinheiro (PT-BA) quer a atuação de uma força-tarefa na reserva de pataxós na cidade de Pau Brasil (BA), onde um índio foi assassinado na última quinta-feira. O petista pede uma ação conjunta da Funai e da Polícia Federal na área e, ainda, que o governo federal inicie a regulamentação da reserva, com a retirada de fazendeiros. A regulamentação depende, no entanto, do julgamento de um processo que tramita no Supremo Tribunal Federal tendo o ministro Nelson Jobim como relator.

O deputado solicitou uma audiência com o ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro, para o início desta tarde, mas o ministro alegou que teria reuniões marcadas. Pinheiro disse que retornaria para a Bahia ainda hoje a pedido dos índios. Ele denunciou que 200 pistoleiros estão no local, que as casas estão marcadas por balas e que a PF já desativou duas bombas na região.

- Enquanto espero a boa vontade dele (ministro da Justiça), os índios estão morrendo - afirmou.

A intervenção da PF na região para evitar mais mortes já havia sido pedida ao ministério, na semana passada, pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ligado à Igreja Católica.

Na última quinta-feira pistoleiros teriam emboscado o líder indígena Raimundo Demociano dos Santos, na fazenda Braço da Dúvida, região do Taquari, município de Pau Brasil. Segundo o Cimi, o índio da tribo pataxó hã-hã-hãe teria sido assassinado por capangas de um fazendeiro que tenta expulsar os índios da região, na qual está em disputa judicial a posse de 53 mil hectares.

Segundo o Cimi, no início do ano, outro pataxó foi assassinado na região também por causa da disputa pela posse de terras.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source