From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Funasa/MS intesifica atendimento distribuindo sopão a crianças

30/01/2008

Fonte: Agora MS



Crianças indígenas das aldeias de Dourados, no sul do estado, são beneficiadas com um sopão realizado por profissionais do Pólo-Base de Dourados da Coordenação Regional da Funasa de Mato Grosso do Sul.
As equipes multidisciplinares, compostas por médicos, dentistas, enfermeiros e nutricionistas, com o auxílio dos agentes indígenas de saúde, realizam este trabalho de orientação aos índios para uma boa alimentação, higiene bucal entre outras atividades educativas. "Enquanto preparamos o sopão, realizamos palestras para as crianças e as mães, sobre os cuidados com a saúde", declara o nutricionista do Pólo-Base da Funasa em Dourados, Antônio Passoni.
As equipes orientam sobre a importância da escovação dos dentes, produção do soro caseiro e tiram dúvidas da população. "A cada dia, um profissional realiza palestra em sua área", esclarece Antônio.
Os alimentos para o sopão, além de serem arrecadados em açougues do município, o Pólo-Base recebe o apoio do Serviço Social do Comercio (SESC) que visita os supermercados de Dourados coletando frutas e legumes. O Programa de Vigilância Nutricional também recebe doações da Pastoral da Saúde da Igreja Bom Jesus.
Além deste trabalho nutricional, no último dia 15, os profissionais aproveitaram o encontro para administração de doses de vitamina A e suplementação de ferro (mineral), às crianças conforme a idade.
Segundo informações da nutricionista do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS), Sheila Gomes do Prado, para as crianças que se encontram entre 06 a 11 meses de idade é fornecida uma dose de vitamina A de 100.000 UI (unidades internacionais), e para crianças de 12 a 59 meses são fornecidas a cada 6 meses doses de vitamina A de 200.000 UI, preconizada pelo Ministério da Saúde.
Este trabalho é uma das atividades inseridas durante as oficinas dietoterápicas recomendadas pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional indígena no âmbito da educação em saúde. Em visita as aldeias do estado, o coordenador regional da Funasa em Mato Grosso do Sul, Flávio da Costa Britto Neto, acompanhado do chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Nelson Olazar, puderam constatar a participação da comunidade indígena nos encontros onde é distribuído o sopão. "A idéia é estar promovendo sempre essas reuniões para sanar as dúvidas da população indígena sobre alimentação e nutrição,assim como demais áreas da saúde,contribuindo para diminuição das doenças. As equipes multidisciplinares estão aqui para isso", afirmou Britto.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source