From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios do Xingu vão aprender a criar frango semi-caipira

07/02/2008

Fonte: 24HorasNews



Líderes indígenas de seis aldeias da região do Xingu vão participar, nos dias 8 e 9 de fevereiro, de um curso sobre a criação de frangos semi-caipiras.

A atividade será coordenada pela OSCIP Instituto Creatio, de Cuiabá, e faz parte do programa de segurança alimentar para povos indígenas, desenvolvido pela Escola Paulista de Medicina na região.

A atividade acontece no Pólo Pavuru. Os alunos serão índios das aldeias Ekpeng, Trumai, Kamayura e Waura, localizadas no Pólo Pavuru, e das aldeias Juruna e Kayabi, do Pólo Diauarum.

A escolha pela criação deste tipo de frango se deve ao baixo custo, facilidade de aprendizagem e à qualidade da carne, mais saudável que a do frango de granja.

É o que afirma o engenheiro agrônomo e técnico do Núcleo de Agricultura Familiar do Instituto Creatio, Henrique Guimarães Silva. Ele explica que o curso vai ensinar os povos indígenas a desenvolver e repassar técnicas eficientes e viáveis economicamente para avicultura.

"A ração para frangos é feita à base de cascas e restos e folhas da mandioca. Estes ingredientes, depois de secos, são triturados e misturados farelo de soja e de milho, compondo uma ração balanceada nutricionalmente e que custa menos de 25% da ração industrializada", explica ele.

O esterco do próprio frango é reutilizado para fertilizar a horta, de onde sairá a ração.

A participação do Instituto Creatio é um reconhecimento ao trabalho já desenvolvido pela instituição na área da avicultura sustentável. O programa de criação do frango semi-caipira, desenvolvido pelo Núcleo de Agricultura Familiar, já beneficia mais de cem famílias nos municípios de Cláudia, Marcelândia e Novo Mundo.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source