From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Governo acompanha negociação de reféns de índios no Xingu

21/02/2008

Fonte: 24 Horas News



A Superintendência de Assuntos Indígenas da Casa Civil está acompanhando as negociações para libertação dos pesquisadores e funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) mantidos reféns por indígenas da aldeia Moygu, no Parque do Xingu. O superintendente Rômulo Vandoni informou que um avião com negociadores da Funai decolou de Brasília (DF) com destino a Mato Grosso.

Vandoni disse ainda que o líder Aritana Yawalapiti, que está em Cuiabá, entrou em contato com a Superintendência para informar que o seu povo, da Região do Alto Xingu, não tem nada a ver com o ocorrido, mas se prontifica a ir até o local dar apoio aos negociadores da Funai para acabar com o conflito.

Segundo informações que chegaram à Superintendência, os indígenas mantém, desde quarta-feira (20.02), oito pesquisadores e quatro funcionários e cobram a presença do presidente da Funai na aldeia. Os nomes dos pesquisadores, que estariam a serviço de uma pequena hidrelétrica que foi construída no rio Culuene, em Paranatinga, ainda não foram divulgados. Os índios não aceitam o funcionamento da unidade no local.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source