From Indigenous Peoples in Brazil

News

Supremo mantém decisões sobre a reserva indígena Raposa Serra do Sol

21/02/2008

Fonte: Última instância



O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal), por unanimidade, negou provimento a dois agravos regimentais contra decisões do ministro Carlos Ayres Britto em questões envolvendo a área indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Em ação cautelar, os ministros entenderam que não há como suspender a portaria e o decreto presidencial que homologaram a demarcação da área indígena Raposa Serra do Sol, porque não se encontram presentes, no caso, os requisitos necessários para concessão da liminar.

Já no julgamento de uma petição, em que o Estado de Roraima pretendia remover um fazendeiro da área da Raposa Serra do Sol, os ministros também concordaram com a decisão do relator, que negou o pedido de liminar.

Ayres Britto fundamentou sua decisão no fato de o Estado de Roraima, que interpôs o agravo, ser apenas um assistente no processo, não tendo, portanto, legitimidade para atuar na ação.

Além disso, lembrou o ministro, uma perícia realizada nas terras em discussão constatou que estas não pertencem ao Estado, mas sim, à União.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source