From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Kaingangs e Guaranis pedem demarcação de terras em SC

27/02/2008

Fonte: Rádio Câmara



Índios das tribos Kaingangs e Guaranis estiveram ontem na Comissão de Direitos Humanos e Minorias para solicitar que sejam cumpridas as portarias do Ministério da Justiça, publicadas em abril do ano passado, que permitem a demarcação de terras no oeste de Santa Catarina.

A Comissão de Direitos Humanos analisa os projetos de decreto legislativo 48/07, 49/07 e 50/07, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que sustam essas portarias.

Segundo o deputado, uma comissão interinstitucional criada pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos constatou que as terras não pertencem aos índios. "A comissão mostrou o erro e a manipulação dos antropólogos e do Incra. As informações erradas induziram o ministro ao erro. Essa comissão [interinstitucional ] disse que não há índios [nessas áreas] e que essas terras são dos agricultores" , denunciou Colatto.

O relator dos projetos na Comissão de Direitos Humanos, deputado Pedro Wilson (PT-GO), apresentou parecer contrário às propostas. "É preciso que haja essa negativa [rejeição dos projetos] para pressionar o governo federal e o governo de Santa Catarina a encontrar alternativa para os colonos e o assentamento definitivo dessas nações indígenas".

O cacique Albari, representante dos povos Kaingangs informou que o descumprimento das portarias virou caso político. "Nós vivemos em 9 hectares. Somos 30 famílias, não tem mais como sobreviver aqui. Nossa portaria já tá virando caso político", lamentou o cacique.

O Projeto de Decreto Legislativo 47/07, também do deputado Valdir Collato, que trata do mesmo assunto está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aguardando designação do relator.

Os quatro projetos já foram aprovados pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source