From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios anunciam reconstituição da morte de líder guarani

05/03/2008

Fonte: Midiamax



O presidente do Comitê de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas da seccional da OAB (Ordem dos Advogados), Wilson Matos, disse que na sexta-feira pela manhã haverá a reconstituição dos atos que levaram à morte do líder indígena, Ramão Machado, 62 anos. Na Delegacia de Polícia Civil, ninguém confirmou a informação.

Mesmo sem a confirmação, os índios já se mobilizam e fazem contatos com as redes de televisão, sites de notícias e jornais de Campo Grande, Dourados e até com a mídia nacional para que façam a cobertura do evento. Wilson Matos disse que tecnicamente os fatos estão evidenciando que a morte do líder indígena, Ramão Machado estão evidenciando que houve uma execução e não um ato em legítima defesa do policial militar, Timóteo dos Santos.

Wilson achou estranho o fato de haver onze policiais (sendo sete em serviço com arma, e mais quatro como testemunhas) e eles não ter conseguido conter um senhor de 62 anos, desarmado. O advogado indagou se Ramão não poderia ter sido contido apenas com uma algema, já que ele era o agressor, ou que na pior das hipóteses, com um tiro na perna.

O advogado acredita que houve excesso policial e afirmou que está pedindo uma reconstituição dos fatos. "Os policiais são preparados para defender a sociedade, não para matar os membros dela. E da PM, uma instituição centenária, de nome e relevantes serviços prestados para a população, e o que se pode esperar dela é que entregue este policial (referindo-se a Timóteo dos Santos) para a Justiça, além de afastar a ele definitivamente de suas funções".
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source