From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Dourados terá Oficina de qualificação em Indigenismo

25/03/2008

Autor: Jorge Franco

Fonte: Midiamax



A Funai (Fundação Nacional do Índio) participa nesta quarta-feira (dia 26) da 1ª Oficina de qualificação em Indigenismo, Etnologia Kaiowa e Ñandéva e Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, em Dourados. O Objetivo é a qualificação de gestores e servidores da rede de proteção social sobre a legislação indigenista, os aspectos da organização sócio cultural dos Kaiowa e Ñandéva e o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária.

O evento de acontece a partir das 8 horas no Sindat, na Rua Emilio de Figueiredo, 1844, centro, vai contar com a participação de técnicos de Fórum, Conselheiros Tutelares, servidores e gestores de Casas Abrigos, Funasa e conveniados, Funai, prefeitura entre outros.

A abertura da oficina acontece com uma dinâmica de grupo, seguida da palestra “Projeto Promoção e Garantia dos Direitos das crianças e Jovens indígenas Kaiowa e Ñandéva, por Arlete Souza, da Pulsar, Margarida Nicoletti, da Funai e Mariza Tardelli, da SEDH, representante da Caixa Econômica Federal e CONANDA.

A seguir será o palestrante Marcos Homero Ferreira Lima, do Ministério Pública Federal que irá abordar Noções Básicas sobre a Legislação indigenista no contexto do tema: Artigo 231 e 232 da Constituição Federal, Convenção 169 da OIT e a Lei 6001; 73 - Estatuto do Índio (sua aplicabilidade, a questão da integração dos índios, a tutela e a proteção especial).

Na parte da tarde o tema será "O Comitê Gestor de Ações Indigenistas Integradas no Cone Sul; MS" - (Decreto de 19 de Abril de 2007), que vai abordar temas como: O que é o Comitê e como funciona, Ações desenvolvidas (emergenciais e estruturantes), principais projeto e o papel da Funai.

A palestra estará a cargo de Rosangela Carvalho - Comitê Gestor de Ações e Margarida Nicoletti, administradora da Funai no Cone Sul. E a ultima palestra será "o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária", que irá explicar o que é e como funciona e a proposta do recorte étnico. A palestrante será Mariza Tardelli, especialista no PNCF e assessora da SPDCASEDH.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source