From Indigenous Peoples in Brazil

News

CPI vai fazer órgãos cumprir apurações, diz deputado

28/03/2008

Autor: Nadyenka Castro e Aline dos Santos

Fonte: Campo Grande News



O deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) disse que mesmo sendo criada três anos após o período onde ocorreram maior número de mortes de crianças indígenas por desnutrição, a CPI irá fazer com que os órgãos federais cumpram com o que for apurado.

Dagoberto explicou que a CPI é complemento do trabalho da investigação por deputados estaduais em 2006, onde ele participou. Segundo ele, essa CPI não tinha poder para cobrar providências dos órgãos federais. Agora, com a CPI da Câmara Federal, os órgãos terão que cumprir com o que for apurado.

Dagoberto, Antônio Carlos Biffi (PT), Geraldo Resende (PMDB) e Waldemir Moka (PMDB) estiveram em Dourados ontem para ouvir depoimentos e visitar aldeias. Eles receberam um documento com sugestões dos indígenas para a questão.

Hoje, eles tomam diversos depoimentos em audiência pública realizada na Assembléia Legislativa. O primeiro a ser ouvido foi Zelik Trajber, responsável técnico da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) pela saúde indígena em Mato Grosso do Sul.

Também será ouvida a deputada estadual Bela Barros, relatora da CPI da Desnutrição Indígena e Ariadne de Fátima Cantú da Silva, promotora de justiça da Infância e Juventude de Mato Grosso do Sul.

O procurador da República em Dourados, Charles Stevan da Mota Pessoa, foi convidado a participar da audiência, mas não foi. Ele será convocado a depor.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source