From Indigenous Peoples in Brazil

News

CPI da Subnutrição visita Mato Grosso do Sul

28/03/2008

Fonte: Funasa



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Subnutrição Indígena chegou, ontem (27), a Mato Grosso do Sul para a realização de duas audiências públicas e visitas às aldeias de Dourados. A primeira, sob o comando do presidente da CPI, deputado Vital do Rego Filho (PMDB/PB), foi realizada na Câmara Municipal de Dourados, com a presença de oito dos 23 parlamentares que compõem a Comissão, três deles de Mato Grosso do Sul: Geraldo Resende (PMDS), Antônio Carlos Biffi (PT) e Waldir Neves (PSDB).

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi representada pelo diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Wanderley Guenka, pelo assessor parlamentar da Funasa, Jaime Casas, e pelo coordenador regional Flávio da Costa Britto Neto.

A audiência durou cinco horas. Foram ouvidos o coordenador do Conselho Tutelar de Dourados, Josimar Nunes, a administradora regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Margarida Nicoletti, o administrador da Organização Não-Governamental (ONG) Missão Evangélica Caiuás, Demetrius Pareja, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Fernando da Silva Souza, e a ex-deputada estadual Bela Barros.

Demetrius Pareja, administrador da Missão Evangélica Caiuás, que mantém convênio com a Funasa, explicou que a ONG realiza ações em caráter complementar visando melhoria e controle social por meio da contratação de recursos humanos de diversas áreas para prestarem serviço à saúde básica da comunidade indígena do estado. Ressaltou que, em quase oito anos de convênio, prestação de contas e auditorias, nunca foram encontrados irregularidades ou desvios de verba ou finalidade envolvendo a entidade e a Funasa.

O presidente do Condisi, Fernando da Silva Souza, índio da etnia Terena e natural da aldeia Jaguapiru, relatou que teve oportunidade de estudar na infância, passar no vestibular e estar representando seu povo. Mencionou que ajudou a denunciar, em 2005, o aumento da mortalidade infantil indígena e lembrou as críticas que recebeu por estar expondo a imagem das crianças que estavam morrendo.

Após a audiência, a CPI visitou a Casa de Saúde Indígena de Dourados (Casai), administrada e mantida pela Funasa, com o objetivo de acolher e hospedar crianças e adultos indígenas que necessitam de consultas ou tratamento na alta e média complexidade. Os deputados puderam ver crianças desnutridas que estão sendo acompanhadas pela Equipe Multidisciplinar de Saúde, em atividade na brinquedoteca, no refeitório e como são atendidos os pacientes indígenas que estão se recuperando de cirurgias ou aguardando atendimento.

Os deputados também visitaram a Casa de Reza Oga Mitai Potyrory na aldeia Jaguapiru, onde ouviram todas as lideranças indígenas da região sobre a real situação da população indígena de Mato Grosso do Sul e a queda nos índices de mortalidade infantil de 2005 para cá.

A segunda audiência foi realizada na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, onde foram ouvidos o responsável pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde de MS, Zelik Trajber, o procurador da República de Dourados, Charles Stevan da Mota Pessoa, e a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Ariadne de Fátima Cantú da Silva.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source