From Indigenous Peoples in Brazil

News

Prefeitura embarga construção de rádio

24/08/2002

Fonte: Correio do Estado-Campo Grande-MS



A construção de rádio comunitária na Comunidade Marçal de Souza foi embargada ontem por estar sendo executada sem licença da Comissão de Áreas Públicas da prefeitura. O presidente da associação de moradores da região, Calixto Francelino, disse que vai denunciar a administração municipal na Justiça por acreditar estar sendo alvo de discriminação.
Ontem de manhã, fiscais da Semur estiveram no local para paralisar as obras, o que não foi feito. À tarde, a equipe voltou ao local e recolheu ferramentas e material de construção, interrompendo os trabalhos.
A rádio para os indígenas é um projeto iniciado em 2000, em parceria das Universidades Federais de Mato Grosso do Sul, de Goiás e Unesco. Enquanto não existe estrutura física, os equipamentos estão guardados na UFMS.
O presidente da associação, Calixto Francelino, disse que a obra da rádio, orçada em R$ 12 mil, estava sendo feita com auxílio do Idaterra e que para ele não havia necessidade de solicitar permissão à prefeitura, pois "a Comunidade Marçal de Souza pertence aos índios e à Funai".
O secretário municipal de Controle Ambiental e Urbanístico (Semur), José Marcos da Fonseca, explicou que o embargo foi necessário porque é uma obra privada executada em área pública, e que precisaria do aval da Comissão de Áreas Públicas (CAP) - formada pela Semur, Planurb, Emha e Procuradoria Jurídica.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source