From Indigenous Peoples in Brazil

News

CDH debate demarcação da reserva Raposa Serra do Sol

13/05/2008

Fonte: Agência Senado





A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza nesta quarta-feira (14), a partir das 9h, audiência pública para debater a demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol, localizada em Roraima. O requerimento da reunião é de autoria do senador Sibá Machado (PT-AC).

"Queremos oferecer à população o debate. O que vem saindo na imprensa brasileira é que rizicultores são as vitimas e os índios são os vilões, mas sabemos que a história prova o contrário", explica Sibá em sua página na Internet.

Foram convidados para a reunião desta quarta, o antropólogo e professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eduardo Viveiros de Castro; o especialista em relações com índios isolados, indigenista Sydney Possuelo; a advogava indígena, integrante da delegação brasileira do Fórum Permanente dos Povos Indígenas da ONU, Joênia Batista de Carvalho; o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio de Meira; e o professor de Direito Constitucional da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) César Augusto Baldi.

A reserva Raposa Serra do Sol fica a Noroeste de Roraima, na fronteira com a Guiana e a Venezuela. Possui 1,67 milhão de hectares e é habitada por aproximadamente 15 mil índios das etnias Macuxi, Tauarepang, Patamona, Ingarikó e Wapixana, que ocupam 152 aldeias.

Roraima tem 32 terras reservadas para indígenas, o que corresponde a 46% do território estadual. Essas reservas têm uma população estimada de 40 mil índios, uma das maiores populações indígenas do Brasil.

A audiência da CDH será realizada na Sala 2 da Ala Nilo Coelho.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source