From Indigenous Peoples in Brazil

News

Fazendeiros culpam a Funai

20/07/2002

Fonte: A Tarde-Salvador-BA



O clima é também muito tenso entre os fazendeiros do município com os boatos de que eles estariam contratando trabalhadores na periferia de Itabuna e levando para as fazendas, em Pau Brasil, onde recebem armas para enfrentar os índios. Ontem, um grupo se reuniu na casa de Marcos Vinícius Guimarães, o "Marcão", e acusou a Funai de fazer terrorismo. "O órgão cria o conflito, coloca os índios no fogo e suas ações ficam impunes", disse um deles, que responsabilizou o chefe do posto, Alberto Evangelista, pelos problemas. Segundo o grupo, os fazendeiros estão negociando sob pressão, alguns dos quais se sujeitam a receber até pouco mais de R$ 1 mil pelas benfeitorias, o que não é razoável, até porque a Funai não tem competência para indenizar ninguém, só o Incra.
Marcos Vinícius disse que a violência só repercute quando praticada pelos produtores. "Os índios podem bater, matar e invadir residências, como o grupo que ontem entrou em minha casa, mas não me encontrou", disse Marcão, acrescentando que não vai hesitar em matar quem quer que seja para defender sua família.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source