From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios ganham novas escolas e Conselho de Educação

19/05/2008

Fonte: Pernambuco.com



O governador Eduardo Campos instala oficialmente nesta terça, em terra das aldeia Xucuru, em pesqueira, o Conselho de Educação Indígena. Na ocasião, ele também assina convênio com a Associação Indígena Xucuru para instalação de quatro resfriadores de leite na comunidade. A solenidade acontece ás 15h, durante a 8ª Assembléia do Povo Xucuru, que se realiza anualmente e marca a data da morte do líder da etnia, o Cacique Xicão Xucuru, assassinado há dez anos.

A criação do Conselho Escolar indígena é reivindicação antiga das 11 etnias cujas aldeias ficam em solo pernambucano. Atualmente, há 640 professores indígenas no estado. Ao recém-criado conselho, compete formular, acompanhar e deliberar programas e ações referentes à Política de Educação Escolar Indígena em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação. O órgão possui 34 representantes dos povos, das instituições governamentais e não-governamentais que apóiam os índios.

Para o secretário de Educação de Pernambuco, Danilo Cabral, o Conselho Escolar Indígena vai reverter uma parcela da dívida sócio-cultural contraída historicamente ao longo de cinco séculos de dominação. De acordo com o censo indígena mais recente realizado em Pernambuco, existem em todo o estado 8.485 índios das etnias fulni-ô, pankará, pankararu, pipipã, atikum, truká, xukuru de ororubá, kapinawá, kambiwá, truxá e pankaiuca. Os povos são representados em cinco Gerências Regionais de Educação (GREs): Arcoverde, Garanhuns, Floresta, Salgueiro e Petrolina.

Ainda este ano, sete escolas indígenas serão construídas e outras 15 devem ser reformadas ou ampliadas. Além disso, o projeto também contempla a capacitação de 640 professores, que ficarão incumbidos de elaborar um currículo que respeita a língua, os costumes e os rituais dos povos indígenas do estado. O investimento para as novas escolas é em torno de R$ 3.3 milhões, enquanto as reformas custarão mais de R$ 6 milhões. Atualmente, há 119 escolas indígenas no estado.

Além do projeto educacional, Eduardo também formaliza o convênio para a implantação dos resfriadores de leite para viabilizar o escoamento da produção de 268 famílias xucuru. Os novos equipamentos começam a funcionar em agosto.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source