From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Líder da confederação nacional dos índios critica governo e apóia povos indígenas do Xingu

21/05/2008

Fonte: Amazônia.org



O líder da Coiab, Jecinaldo Satare-mawe, participou hoje (21) do Encontro Xingu Vivo para Sempre criticando a forma como o governo conduz políticas na Amazônia e em relação aos povos indígenas.

Jecinaldo manifestou apoio aos índios do Xingu. "A Coiab vem aqui dizer que está com vocês nessa luta para defender o futuro de nosso povo". Pediu também apoio aos índios de Raposa Serra do Sol, reserva em Roraima que foi homologada pelo presidente, mas vive uma situação tensa com a resistência de não-índios e produtores de arroz da região.

Segundo o líder da Coiab, é preciso manter a pauta ambiental na Amazônia, mesmo após a saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente e criticou o novo ministro, Carlos Minc. "O novo ministro precisa conhecer, na prática, os problemas dos índios. Ele se contradiz quando fala que vai acelerar o processo de licenciamento".

O líder indígena acredita que é preciso diálogo com os povos indígenas nos projetos de infra-estrutura na Amazônia. "É preciso trabalhar com a aldeia, na aldeia. O que os índios não aceitam é a imposição destes projetos". Segundo Jecinaldo, os índios devem ser consultados quanto a viabilidade da usina.

Encontro Xingu

O Encontro Xingu Vivo para Sempre acontece em Altamira, no Pará, nos dias 19 a 23 de maio, reunindo representantes de grupos indígenas, ribeirinhos, agricultores e movimentos sociais para debater os problemas da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Ontem (20), após a fala do representante da Eletrobrás Paulo Fernando Rezende, defendendo a hidrelétrica, os índios avançaram. O que resultou num ferimento no braço de Rezende.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.