From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios libertam funcionários da Funai mantidos reféns em MS

26/05/2008

Fonte: G1



Administrador da Funai assumiu compromisso de analisar reivindicação dos índios.
Grupo quer que área de 400 hectares seja incorporada ao território da aldeia.

Os dois funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai buscar) que eram mantidos reféns por índios da aldeia Moreira, em Miranda (MS), foram libertados no fim da tarde desta segunda-feira (26). Eles foram feitos reféns por volta de 7h da manhã e libertados pouco depois das 17h.


A libertação foi feita após negociação com o administrador regional da Funai, Claudionor do Carmo Miranda. Ele assumiu com a comunidade o compromisso de analisar a viabilidade da incorporação de uma área de 400 hectares à aldeia.


Segundo o cacique da aldeia, João Metelo, os índios reivindicam a incorporação da área ao território da aldeia há pelo menos 40 anos. O grande problema, segundo ele, é que área atual, de cerca de 45 hectares, não comporta a população de 1.800 famílias.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source