From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Sem acordo com Margarida, índios prometem retaliações

11/06/2008

Autor: Valéria Araújo

Fonte: Dourados Agora - www.douradosagora.com.br




Após uma reunião que terminou sem acordo, na sede da Funai de Dourados, na tarde desta quarta-feira, os indígenas das aldeias Bororó e Jaguapirú prometem novas manifestações. De acordo com o capitão Renato de Souza, em Amambai, os indígenas já estão se mobilizando para fechar a sede da Funai local. Em Dourados os índios se reúnem nesta quinta-feira, pela manhã.

De acordo com o capitão Renato a reunião não apresentou resultados positivos, já que a administradora da Funai, Margarida Nicoletti, não aceitou deixar o cargo. Ele disse que, caso o indígena indicado pela aldeia não assuma o cargo, eles pretendem pedir um interlocutor de Brasília.

Eles protestam contra a revogação do documento que autorizava a atuação de um indígena na administração da Funai. A administradora da Funai de Dourados, Margarida Nicoletti, disse que propôs que os índios se reúnam mensalmente e apresentem propostas à Funai. A proposta não foi aceita. Os indígenas pretendem se reunir novamente com a administradora para forçar a saída dela.

A administradora também reclamou da ausência do capitão Renato nas reuniões que a Funai promove e disse que o grupo liderado pelo capitão Renato é isolado e não representa a vontade da maioria dos indígenas.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source