From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios antecipam Aty Guassu e articulam protestos

26/06/2008

Autor: Valéria Araújo

Fonte: Dourados Agora - www.douradosagora.com.br



Indígenas das aldeias Jaguapirú e Bororó anunciaram ontem nova onda de protestos em Dourados, previstas para os próximos dias. Eles reivindicam a saída da chefe da Funai, Margarida Nicoletti.

A principal queixa, segundo eles, é a falta de diálogo entre a fundação e os indígenas. Ao O PROGRESSO, o capitão da aldeia Jaguapiru, Renato de Souza, acompanhado por lideranças da aldeia Bororó, disse que o clima pode "esquentar" nos próximos dias.

A revolta foi motivada pelo confronto registrado na última terça-feira entre a Funai e os índios, "com troca de tiros e flechadas". Para Renato, o impasse serviu como prova de que um acordo entre as partes está cada vez mais distante.
O caso foi registrado no 1º Distrito Policial e na Polícia Federal com versões diferentes acerca dos fatos. Ontem, os indígenas foram procurados pela PF para prestar esclarecimentos. "Nós denunciamos inclusive que fomos as vítimas porque fomos recebidos à base de tiros, quando estávamos na nossa casa, na nossa aldeia".

Diante do impasse, os índios pretendem antecipar o Aty Guassu, que é um grande encontro entre as tribos, para que sejam definidas novas ações. Protestos como bloqueios em rodovias e manifestações diversas não estão descartadas.
O capitão afirma que o desta vez o movimento vai receber reforço. "Os 28 capitães e caciques das aldeias de todo o Conesul vão estar em Dourados, manifestando repúdio contra a permanência da Margarida a frente da Funai. Faremos isto para mostrar que representamos sim os 40 mil índios atendidos pela Funai. Só queremos que ela saia. O presidente da Funai poderia enviar de Brasília uma pessoa neutra, para comandar a fundação", sugere.

Renato denuncia que a Funai não vem respeitando a cultura indígena. "Eles nem sequer respeitam as lideranças como tal. A coordenadora pode até não dar valor ao nosso cargo, mas os índios dão. A opinião dos caciques deveria ser pelo menos levada em conta nas decisões da Funai", acusa.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source