From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Articulação de instituições pode impedir crimes como o da índia xavante, diz secretaria

02/07/2008

Autor: Mariana Jungmann

Fonte: Agência Brasil - www.agencibrasil.gov.br



Brasília - Depois de uma reunião com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), realizada hoje (2), a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), da Presidência da República, pediu que haja diálogo com instituições competentes de modo a garantir "um aperfeiçoamento institucional" para impedir que se repitam crimes como o que matou a adolescente Jaiya Xavante, em Brasília.

A menina, que era deficiente física e estava na cidade para tratamento, foi brutalmente assassinada dentro da Casa de Saúde do Índio, mantida pela Funasa.

Em nota, a SEDH disse que está acompanhando o caso e tem o foco voltado para garantir uma investigação "completa, rigorosa e isenta" do caso. A secretaria também informou que vai estudar uma forma de oferecer medidas de reparação para a família da adolescente xavante.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source