From Indigenous Peoples in Brazil

News

Governo decide que Belo Monte será a única hidrelétrica no rio Xingu

17/07/2008

Autor: Daniel Rittner

Fonte: Valor Econômico



Em um acordo entre as áreas energética e ambiental, o governo anunciou ontem que a usina de Belo Monte será o único aproveitamento hidrelétrico do rio Xingu, no Pará. O projeto deverá ser leiloado em outubro de 2009, tem potencial para gerar 11.181 megawatts (MW) - quase o dobro do que as duas usinas do rio Madeira produzirão juntas - e é a principal aposta do setor elétrico para a próxima década. A Eletrobrás está concluindo atualmente seus estudos de viabilidade.

De um lado, o Ministério de Minas e Energia abriu mão de novas hidrelétricas no Xingu, apesar de haver a possibilidade técnica. De outro, o Ministério do Meio Ambiente promete empenhar-se no licenciamento da usina. O acordo foi confirmado ontem pelo ministro Carlos Minc. Ao mesmo tempo, saiu uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) definindo Belo Monte como único aproveitamento do rio.

A resolução ressalta o interesse em usar o Xingu "para fins de geração de energia hidrelétrica", mas reconhece "a importância estratégica de parcelas do território banhadas pelo rio para a conservação da diversidade biológica e da proteção da cultura indígena".

A Eletrobrás ficou encarregada ainda de realizar estudos antropológicos, referentes às comunidades indígenas localizadas na área sob influência de Belo Monte. Todas as comunidades afetadas pelo empreendimento serão ouvidas, segundo o Ministério de Minas e Energia. A decisão do CNPE levou em conta que, ao longo do rio Xingu, foram demarcadas diversas terras indígenas e criadas várias unidades de conservação ambiental, além da recém-estabelecida reserva extrativista do Médio Xingu.

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse que o governo, ao decidir construir somente a usina de Belo Monte no rio Xingu, abriu mão de três aproveitamentos com capacidade de 3.600 megawatts (MW) de potência. No total, estava prevista a construção de quatro usinas com capacidade de 14.700 MW.

"Essa resolução demonstra a preocupação do setor elétrico com a questão ambiental, com a questão indígena e reforça o entendimento de que a expansão da oferta da energia elétrica se dará em harmonia com o meio ambiente levando em conta questões étnicas e sociais", disse o presidente da EPE.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source