From Indigenous Peoples in Brazil

News

Mozarildo critica visita de observador da ONU a aldeias indígenas

14/08/2008

Fonte: Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-PR) criticou duramente em Plenário, nesta quinta-feira (14), o envio, pela Organização das Nações Unidas (ONU), de seu relator especial para direitos indígenas, o norte americano James Anaya, para avaliar a situação dos índios na Reserva Indígena Raposa/Serra do Sol, em Roraima e na região de Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Na avaliação de Mozarildo, a visita do observador da ONU caracteriza claramente um atentando contra a soberania do país, sobretudo pela proximidade de julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade ou não da homologação da Reserva Raposa/Serra do Sol.

- Estamos agora às portas de amanhã a ONU declarar aquela reserva indígena, na fronteira do nosso estado de Roraima, portanto, do Brasil, com a Venezuela e a Guiana, um país autônomo. Será a primeira vez que vão fazer isso? Por acaso não fizeram isso em Kosovo e agora na Ossétia do Sul? Isso acontece pelo mundo todo. Não será novidade fazer mais uma - alertou.

De acordo com Mozarildo, o verdadeiro interesse das potências estrangeiras que comandam a ONU não é, como freqüentemente divulgado, a garantia de boas condições de vida dos indígenas brasileiros e da integridade de suas reservas, mas, sim, os minérios de terceira geração, como urânio, nióbio e titânio, que existem em grandes quantidades no subsolo de muitas das áreas indígenas.

Em aparte, Augusto Botelho (PT-RR) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Mozarildo.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source