From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Rondônia e MP serão ouvidos sobre mudanças em Jirau, diz Minc

04/09/2008

Fonte: Diário de Cuiabá - www.diariodecuiaba.com.br



O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse ontem (3) que além das questões ambientais, a análise sobre as mudanças no projeto da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, deve levar em conta as posições do governo de Rondônia e dos Ministérios Públicos Federal e Estadual. Segundo ele, o objetivo é garantir que a licença não seja questionada futuramente.

"Não adianta ganhar 30 dias agora e perder dois anos na Justiça", disse o ministro ao chegar para a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que vai debater a décima rodada de licitação de áreas de exploração de petróleo da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kelmann, afirmou que a agência já aceitou as mudanças sob o aspecto conceitual. "Conceitualmente, o edital permite. Agora, vamos ver se é possível do ponto de vista técnico".

Os Ministérios Públicos querem anular o leilão e o contrato de concessão para a hidrelétrica. Os dois órgãos ajuizaram uma ação civil pública ambiental na semana passada.

Na reunião do CNPE, a décima rodada de licitação da ANP será aprovada, segundo outra fonte do governo informou ao chegar para o encontro. As áreas do pré-sal não serão incluídas, devido à indefinição sobre os critérios de exploração que serão adotados nesta camada.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.