From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

MS: pressionada pelo Governo, Funai suspende demarcações

07/09/2008

Autor: Willams Araújo

Fonte: Aquidauana News - www.aquidauananews.com



O lobby da classe produtora e o esforço do governo estadual surtiram efeito positivo, pelo menos até o presente momento, em relação ao processo de demarcação de áreas indígenas em Mato Grosso do Sul, suspenso esta semana pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

A trégua foi dada pelo presidente da Funai, Márcio Meira, que agendou para o dia 15 deste mês sua vinda a Campo Grande, onde se reunirá com o governador André Puccinelli (PMDB), para discutir o assunto polêmico.

A questão da demarcação repercutiu forte no meio produtivo, que se manifestou e ganhou apoio dos deputados estaduais, prefeitos que administram os municípios atingidos e dos representantes do Estado no Congresso Nacional, inclusive de vereadores.

Na Assembléia Legislativa, o deputado Zé Teixeira, (DEM) que representa a classe ruralista, é um dos mais indignados com a atitude do órgão. Segundo ele, o estrago no setor produtivo já aconteceu, apesar de as vistorias determinadas pela Funai terem sido suspensas.

Para o deputado, o TAC firmado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a Funai desestabilizou a economia dos municípios da região sul do Estado.

Na sexta-feira, André Puccinelli garantiu ter obtido da Funai e da Casa Civil da Presidência da República o compromisso de que o processo de estudos para demarcação de novas áreas indígenas no sul foi suspenso até a discussão marcada para o dia 15.

O mesmo pedido de adiamento foi feito por André ao governo federal em relação aos estudos para ampliar a área da Aldeia Cachoeirinha, em Miranda, onde grupo de índios invadiu a Fazenda Petrópolis, de propriedade do ex-governador Pedro Pedrossian.

Devem participar da reunião com o presidente da Funai, além do governador, o presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), e representantes da Famasul.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source