From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Encontro celebra união entre os povos indígenas

13/10/2008

Autor: Viviane Teixeira

Fonte: Agência de Notícias do Acre - www.agencia.ac.gov.br




A diversidade da Amazônia traduzida pela singularidade de cada uma das quinze etnias indígenas do Acre e do sul do Amazonas. São mais de quatrocentos índios reunidos durante cinco dias para celebrar a união entre os povos e a busca pela permanência das tradições e dos costumes. Este ano, pela primeira vez, o Encontro das Culturas Indígenas está sendo realizado em uma terra indígena.

A reunião acontece desde 2000 e já havia sido realizada em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul. "Nós nos sentimos mais à vontade. É como se estivéssemos em nossa casa. Tudo que é discutido aqui é de extremo interesse do nosso povo", destacou o assessor para Assuntos Indígenas do Governo do Estado, Francisco Pianko. A definição de Pianko traduz o lema do encontro: Floresta, Casa de Todos Nós (Dimaña Êwê Yubabu).

"Aceitamos o desafio de realizar o encontro em nossa aldeia. A integração entre os povos que está acontecendo aqui é a resposta positiva de nossa coragem", relatou um dos representantes do povo Puyanawa, Joel. Ele completa dizendo que a exposição das culturas fortalece a tradição. "É um aprendizado. Precisamos disso para ser mais fortes."

A terra indígena Puyanawa foi o local escolhido para receber os povos indígenas. Distante 18 quilômetros de Mâncio Lima, a aldeia reúne mais de 560 índios. As principais formas de subsistência são a agricultura familiar, criação de pequenos animais e a comercialização de farinha de mandioca. Para o cacique José Luiz, o povo Puyanawa vive um momento de resgate das culturas tradicionais que foi iniciado a partir da troca de experiência com outros povos.

A solenidade de abertura do evento foi marcada pela emoção e pelas manifestações culturais das quinze etnias. Aos poucos, as delegações foram recebidas pelo povo Puyanawa, anfitriões da festa de celebração. A arena foi preparada para receber os representantes da diversidade acreana. No centro, a fogueira indicava o fogo olímpico aceso em razão dos primeiros Jogos da Celebração, que também estão sendo realizados no período de 10 a 14 de outubro na terra indígena Puyanawa.

"O encontro faz parte do processo de fortalecimento, revitalização e resgate das práticas culturais, além de constituir um momento de valorização dos povos indígenas", enfatizou o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Daniel Zen.

Para o assessor Indígena Francisco Pianko, o encontro é um momento de celebração em busca do fortalecimento da identidade dos povos indígenas. "A comunidade indígena está viva e ciente do que quer. O fato de estarmos juntos revela a superação da vontade de alimentar nossa identidade."
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source