From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Líder indígena Raoni recebe título de doutor honoris causa Universidade Federal de MT

14/01/2009

Autor: RODRIGO VARGAS

Fonte: Agência Folha - www.folha.com.br



A UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) decidiu homenagear o líder caiapó Raoni Txucarramãe, 76, com o título de Doutor Honoris Causa.

Raoni tornou-se mundialmente famoso no início da década de 1990, quando, juntamente com o cantor britânico Sting, percorreu o mundo a divulgar a causa da preservação da Amazônia e em defesa da demarcação da terra indígena Menkragnoti --no sul do Pará, na divisa com Mato Grosso.

Antes disso, em 1976, ele protagonizou o documentário "Raoni: a Luta pela Amazônia", do francês Jean Pierre Dutilleux. Em 1980, virou notícia ao assumir participação no ataque e assassinato, a golpes de borduna (porrete de madeira), de um grupo de 11 peões que havia entrado na terra indígena.

Em nota, a UFMT disse que o título será entregue ao cacique em razão de suas "lutas [...] pelo meio ambiente, ecologia e pela convivência na diversidade e o direito à vida".

"Em suas andanças pelo mundo, [Raoni] sempre foi a figura destemida quando falava, firme e sem receios, sobre a difícil tarefa da preservação, manutenção e ampliação dos direitos dos povos indígenas."

Em 38 anos de fundação, esta é a quinta vez que a UFMT concede a honraria _outros homenageados foram o poeta Manoel de Barros e o bispo aposentado de São Félix do Araguaia, Pedro Casaldáliga.

Raoni, disse a universidade, foi um "porta-voz dos povos da floresta". "São mais de 30 anos, emprestando sua imagem à divulgação por todo o mundo dos complexos problemas que envolvem a sobrevivência dos indígenas remanescentes da floresta amazônica".

"Uma coisa boa"

A reportagem procurou o cacique no Instituto Raoni, ONG que ele fundou em 2001 e que tem sede em Colíder (650 km de Cuiabá), mas foi informada que ele estaria em viagem.

Seu sobrinho, o também cacique e administrador regional da Funai, Megaron Txucarramãe, disse que havia dado ao tio a notícia da homenagem e que ele a havia avaliado como "uma coisa boa", embora ainda não soubesse exatamente o que é.

"Você sabe o que é isso? Como é que funciona isso?", perguntou o cacique à reportagem. Após ouvir a leitura de trechos da nota encaminhada pela universidade, Megaron disse que a concessão do título "vai ser boa para todos os índios", por se tratar de um "reconhecimento que vem dos estudiosos".
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source