From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Casai promove palestras sobre Tuberculose

23/03/2009

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=58486




A Casa de Saúde do Índio de Roraima (Casai/RR) inicia amanhã uma série de atividades sobre a Tuberculose. Segundo a diretora da unidade de saúde, Irmã Auristela, a semana de evento segue até sexta-feira, 27, e haverá palestras, vídeos, teatro de fantoche e filme direcionado aos pacientes, acompanhantes e funcionários da Casai, sobre o Dia Mundial de Combate a Tuberculose, comemorado mundialmente nesta terça, dia 24.

A abertura acontece amanhã com a palestra 'Tuberculose e orientação sobre a coleta de escarro', tendo como palestrantes Rosiclei Alencar Liberal e Carlos Alberto Gomes. Depois haverá apresentações do teatro de fantoche e um vídeo sobre a Tuberculose. As ações são na Casai e acontecem sempre das 8h às 12h,

Na quarta-feira, 25, será realizada a palestra sobre 'Sintomas e tratamento da Tuberculose' com a enfermeira Jurema Monteiro. Para quinta-feira, 26, está programada uma dinâmica entre os participantes e logo depois a oficina de confecção de cartazes sobre o que entenderam sobre o combate a Tuberculose. No encerramento, no dia 27, sexta-feira, será apresentado um filme e uma peça teatral sobre a Tuberculose.

Irmã Auristela informou que o objetivo das atividades é levar conhecimento e informação dos cuidados com a doença. "Temos certeza que com essas informações que vamos passar aos pacientes e seus acompanhantes da Casai vamos ajudar a combater a tuberculose entre os indígenas, já que eles servem de multiplicadores em suas comunidades e assim ficar mais fácil o encaminhamento", disse.

A responsável técnica pelo Programa de Tuberculose da Casai, Yolanda Borici, disse que diariamente é feita uma busca ativa entre os pacientes da Casai que apresentam tosse por mais de três semanas, onde é feita a coleta de escarro para exames laboratoriais. Ela informou que uma vez fechado o diagnostico, inicia-se o tratamento de forma supervisionada pela equipe de enfermagem comandada por duas pneumologistas no atendimento a esses pacientes.

"Esse é o momento que podemos despertar na população indígena a gravidade da doença e ao mesmo tempo orientar que a Tuberculose tem cura, se tratada devidamente", afirmou.

A Casa de Saúde do Índio é mantida pela Coordenação Regional de Roraima (Core/RR) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e atende em média 350 índios por dia, das etnias Macuxi, Samunã, Sapará, Taurepang, Xiriana, Xirixana, Wai-Wai, Wapixana, Ingaricó, Maiogong, Patamona e Yanomami, dentre outras, além de indígenas da Venezuela.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source