From Indigenous Peoples in Brazil
News
Famílias indígenas recebem acadêmicos da UNIGRAN
23/03/2009
Fonte: douradosagora.com - http://www.douradosagora.com.br/not-view.php?not_id=248478
Integração entre as famílias e diversão para a criançada. O sábado à tarde foi especial para os indígenas da aldeia Bororó, que receberam no Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM) acadêmicos da UNIGRAN, em grande festa que reuniu num só lugar vários tipos de brincadeiras. Adultos e crianças se juntaram na confraternização, promovida pelo Amigo do Indío e UNIGRAN.
O Núcleo da Bororó tem como principal característica a promoção e o resgate de atividades culturais. Durante os dias da semana, projetos sociais são desenvolvidos em parceria com entidades. Os adultos, por exemplo, recebem aula de alfabetização, nas línguas portuguesa e guarani, e ainda participam de cursos, com o Senar, como o de reaproveitamento de alimentos, fabricação de detergente e sabão. Nessa semana inicia o curso de controle de formigas cortadeiras. Crianças e adolescentes tem aula de violão, flauta e reforço escolar.
E como dia de festa é motivo de muita alegria, acadêmicos deixaram tudo preparado para receber as famílias da Aldeia Bororó. Numa grande varanda do Núcleo eles montaram mesas e cadeiras para abrigar os adultos, que fizeram roda de conversa, aproveitando para colocar a conversa em dia. Atentos, observavam os filhos, que se divertiram com os acadêmicos nos jogos de futebol e betis (taco), e brincadeiras de pega-pega, dominó, dama e cama elástica.
Mas a diversão não foi somente para as crianças. Os acadêmicos entram no ritmo, pois são eles que promovem à tarde de lazer. "É muito bom ver tanta gente reunida, mães, pais e crianças. O bom disso tudo é a interação e a troca de experiência entre todos nós", disse a estudante de Educação Física, Elenice Genes. Ela coordenou a cama elástica. "Eu me diverti bastante e posso dizer que todas as pessoas aproveitaram muito o lazer".
A indígena Nerli Benites, 43 anos, foi uma das primeiras a chegar ao Núcleo. Acompanhada dos filhos de 5 e 10 anos, aproveitou para conhecer melhor as atividades desenvolvidas pelo NAM, decidindo participar do programa de alfabetização. "São oferecidos vários serviços aos indígenas. O bom é que posso trazer meus filhos quando eu estiver em aula", disse ela, se referindo ao atendimento às crianças pelo NAM, enquanto os pais estão em horário escolar.
E as novidades do NAM Bororó não param. Para este ano, segundo a coordenadora do Núcleo, Edna Silva de Souza, será implantado a escolinha de futebol, sala de informática e os projetos de horta e pomar. Todos eles vão ter a UNIGRAN como parceiro na preparação das atividades. "Os projetos desenvolvidos no Núcleo é importante para os indígenas", frisa a coordenadora.
Ela cita, por exemplo, que depois de participarem dos mini-cursos, as mulheres passaram a criar pequenas cooperativas de produção de artesanato e materiais de limpeza, como fonte de renda alternativa. "Elas passaram a se organizar em grupos, desenvolvendo o espírito de empreendedorismo". (FV)
O Núcleo da Bororó tem como principal característica a promoção e o resgate de atividades culturais. Durante os dias da semana, projetos sociais são desenvolvidos em parceria com entidades. Os adultos, por exemplo, recebem aula de alfabetização, nas línguas portuguesa e guarani, e ainda participam de cursos, com o Senar, como o de reaproveitamento de alimentos, fabricação de detergente e sabão. Nessa semana inicia o curso de controle de formigas cortadeiras. Crianças e adolescentes tem aula de violão, flauta e reforço escolar.
E como dia de festa é motivo de muita alegria, acadêmicos deixaram tudo preparado para receber as famílias da Aldeia Bororó. Numa grande varanda do Núcleo eles montaram mesas e cadeiras para abrigar os adultos, que fizeram roda de conversa, aproveitando para colocar a conversa em dia. Atentos, observavam os filhos, que se divertiram com os acadêmicos nos jogos de futebol e betis (taco), e brincadeiras de pega-pega, dominó, dama e cama elástica.
Mas a diversão não foi somente para as crianças. Os acadêmicos entram no ritmo, pois são eles que promovem à tarde de lazer. "É muito bom ver tanta gente reunida, mães, pais e crianças. O bom disso tudo é a interação e a troca de experiência entre todos nós", disse a estudante de Educação Física, Elenice Genes. Ela coordenou a cama elástica. "Eu me diverti bastante e posso dizer que todas as pessoas aproveitaram muito o lazer".
A indígena Nerli Benites, 43 anos, foi uma das primeiras a chegar ao Núcleo. Acompanhada dos filhos de 5 e 10 anos, aproveitou para conhecer melhor as atividades desenvolvidas pelo NAM, decidindo participar do programa de alfabetização. "São oferecidos vários serviços aos indígenas. O bom é que posso trazer meus filhos quando eu estiver em aula", disse ela, se referindo ao atendimento às crianças pelo NAM, enquanto os pais estão em horário escolar.
E as novidades do NAM Bororó não param. Para este ano, segundo a coordenadora do Núcleo, Edna Silva de Souza, será implantado a escolinha de futebol, sala de informática e os projetos de horta e pomar. Todos eles vão ter a UNIGRAN como parceiro na preparação das atividades. "Os projetos desenvolvidos no Núcleo é importante para os indígenas", frisa a coordenadora.
Ela cita, por exemplo, que depois de participarem dos mini-cursos, as mulheres passaram a criar pequenas cooperativas de produção de artesanato e materiais de limpeza, como fonte de renda alternativa. "Elas passaram a se organizar em grupos, desenvolvendo o espírito de empreendedorismo". (FV)
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