From Indigenous Peoples in Brazil

News

STJ quer ouvir Ministério sobre terras indígenas

03/02/2003

Fonte: 24 Horas News-Cuiabá-MT



O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nilson Naves, recomendou que a liminar em mandado de segurança sobre o caso da declaração de posse permanente da terra indígena Nhande Ru Marangatu seja apreciada após ser ouvido o ministro da Justiça.

A terra, no Mato Grosso do Sul, foi concedida ao grupo indígena Guarani Kaiowá pelo ministro que fez valer a Portaria ministerial 1.456, de 30 de outubro de 2002.

O mandado de segurança com pedido liminar foi interposto no STJ por várias pessoas residentes na terra que, pelo ato do ministro, perderam a posse para o grupo indígena. Os advogados dos impetrantes postulavam o direito líquido e certo de permanecer em suas fazendas impugnando a portaria do Ministério da Justiça.

A defesa afirmou, para isso, que todos os clientes possuem títulos legítimos de propriedade, reconhecidos e ratificados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source