From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Federal conclui inquérito sobre a morte de líder indígena

14/02/2003

Autor: Antonio Viegas

Fonte: Correio do Estado-Campo Grande-MS



A Polícia Federal de Naviraí vai se pronunciar, na próxima segunda-feira, a respeito das investigações em torno da morte do cacique guarani Marcos Veron, na Fazenda Brasília do Sul, município de Juti. O delegado João Carlos Girotto conclui hoje o inquérito, encaminhando-o para o Ministério Público Federal. Cerca de 25 pessoas foram ouvidas, entre elas três funcionários que estão presos acusados de envolvimento. Dois outros, também com mandado de prisão, incluindo o administrador da propriedade Nivaldo Alves de Oliveira, estão foragidos.
O delegado não quis adiantar as informações do que foi apurado. Ele mesmo havia solicitado segredo de justiça até a conclusão das investigações. Questionado sobre o possível envolvimento de policiais ou ex-policiais do Departamento de Operações de Fronteira - DOF, conforme havia sido denunciado pelos índios, o delegado disse todas as hipóteses do crime foram levantadas, informando apenas que houve desdobramento no caso.
Os funcionários Estevão Romero, Carlos Roberto dos Santos e Jorge Cristaldo Insabralde estão presos e foram indiciados. Já o administrador da fazenda e uma quinta pessoa, cujo nome não foi revelado pelo delegado, estão com mandado de prisão decretado mas continuam foragidos. Mesmo com o encaminhamento do inquérito ao Ministério Público, que vai se encarregar de oferecer ou não a denúncia, as investigações vão prosseguir com a finalidade de reunir mais informações a respeito e principalmente cumprir os dois mandados que ainda faltam.
A morte de Marcos Veron aconteceu no último dia 12, na Fazenda Brasília do Sul, município de Juti. O líder indígena, juntamente com várias outras famílias, havia ocupado a propriedade no dia anterior mas seu grupo, conforme as denúncias, foi surpreendido durante a madrugada por funcionários da fazenda. Eles teriam espancado o cacique, provocando sua morte e ainda teriam ferido à bala um menor no momento em que chegava, na carroceria de uma caminhonete, à propriedade.
A Fazenda Brasília do Sul, de propriedade de Jacinto Honório da Silva, está em litígio e pode ser considerada terra indígena, dependendo do relatório de levantamentos antropológicos realizados pela Funai naquela região. Em consequência desse processo, a Justiça Federal em Dourados autorizou o sepultamento de Marcos Veron na propriedade, atendendo a um pedido dos próprios índios. Após o enterro, os índios continuaram na área, mas a Polícia Federal tem procurado ir ao local com frequência para evitar novos confrontos
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source