From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Serviço de coleta de lixo chega a duas aldeias de Paranhos

25/07/2009

Fonte: Midiamax - http://www.midiamaxnews.com.br/



A Gazeta News/JP

A Prefeitura de Paranhos irá realizar coleta semanal do lixo doméstico em pelo menos duas aldeias indígenas do município. A informação é do prefeito Dirceu Bettoni (PSDB).

Segundo o prefeito o plano piloto será lançado nos próximos dias na Aldeia Pirajuí, a reserva indígena mais populosa do município com cerca de 2,8 mil índios, segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), que está situada a cerca de 25 quilômetros da sede do município e caso o projeto alcance o objetivo almejado, a coleta, que à principio acontecerá duas vezes por semana, será estendida para outra aldeia, a Aldeia Paraguassu, com cerca de 500 habitantes, situada a 45 quilômetros da cidade, em Paranhos.

"Hoje a comunidade indígena consome produtos industrializados como qualquer cidadão morador na cidade e sem um sistema de coleta ou local adequado para depositar o lixo, resíduos como plásticos, latas e garrafas são jogados ao relento, poluindo e contaminando o meio ambiente e colocando em risco inclusive a saúde das famílias", disse Bettoni ao ressaltar que o objetivo de implantar a coleta de lixo nas reservas indígenas do município é amenizar esses problemas.

Segundo o prefeito todo o lixo captado nas reservas indígenas será trazido para a sede do município e destinado a UPL (Usina de Processamento de Lixo) que é tocada e administrada pela própria Prefeitura de Paranhos.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.