From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Pernambuco sedia seminário do GT Saúde Indígena - Região Nordeste

01/09/2009

Fonte: Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/notFunasa.asp



Nos dias 24 e 25 de agosto ocorreu em Recife (PE) o Seminário do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Indígena - Região Nordeste, com o objetivo de ampliar as discussões sobre a Proposta de Estrutura Organizacional da Secretaria e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), agregando as particularidades da região.

O coordenador regional da Funasa em Pernambuco (Core/PE), Álcio Pitt, participou da abertura, juntamente com a equipe de técnicos do Dsei e de outros setores, como Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde (Ascom) e Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp). A população indígena do estado esteve presente com representantes das 11 etnias - Xukuru de Ororubá, Xukuru de Cimbres, Truká, Pipipã, Kambiwá, Kapinawá, Fulni-ô, Tuxá, Pankararu, Pankará, e Pankararu da Serra - que apresentaram um ritual de boas vindas aos presentes e demais povos indígenas do Nordeste.

O Seminário, coordenado por Antônio Alves de Souza, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, contou, com a presença de Faustino Albuquerque , representando o presidente da Funasa, além de representantes da Funai em Brasília e da Regional em Pernambuco, representantes da Articulação Nacional dos Povos Indígenas, do Conselho Nacional de Saúde Indígena, Conselho Nacional de Saúde, bem como demais membros do GT e representantes do Vigisus II / Funasa, além de equipes dos demais Dsei do nordeste e representações de seus povos indígenas.

O resultado das discussões foi encaminhado ao GT, como contribuição da região nordeste.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.