From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

BNDES investe em projeto social para crianças indígenas

10/03/2003

Autor: Cícero Faria

Fonte: Correio do Estado-Campo Grande-MS



Dourados foi um dos 50 municípios do País contemplados com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e o único de Mato Grosso do Sul para atender a população indígena da região. A Prefeitura de Dourados assinará contrato de colaboração financeira não reembolsável com a instituição no valor de R$ 160 mil.
De acordo com o projeto, a prefeita vai investir mais R$ 40 mil, referente a contrapartida. Está prevista a realização de uma série de atividades envolvendo 200 crianças, 100 adolescentes e aproximadamente 200 famílias, que vivem na reserva indígena do município.
O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal na terça-feira passada, em regime de urgência, tendo em vista o prazo dado pelo BNDES para o encaminhamento da documentação, já que o contrato deverá estar assinado até 24 de março. O Projeto Mitã Uya-Há - que em português significa Alegria da Criança, tem uma série de objetivos, entre os quais reduzir a permanência da criança e do adolescente indígena nas ruas da cidade estimular a solidariedade, entre outros. As ações serão desenvolvidas a partir de oficinas de capacitação em saúde, meio ambiente, comunicação popular, tecelagem, arte circense, manipulação de bonecos, gênero, música, jogos e brincadeiras.
O projeto foi elaborado pela educadora Arlete Pereira de Souza, da Cooperativa de Consultoria Sócio-Ambiental (Oikos), e será executado pela Secretaria Municipal de Governo, por intermédio da Coordenadoria de Assuntos Indígenas. O prefeito Laerte Tetila argumentou que Dourados tem a maior reserva do País do ponto de vista populacional e possui, portanto, a maior demanda por ações de apoio ao índio. "É uma situação quase de explosão demográfica e não há como os índios viverem somente da terra", comentou, propondo uma maior integração entre as etnias e entre os índios e os não-índios.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source