From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funasa retoma atendimento nas aldeias indígenas

17/09/2009

Fonte: Douradosagora - http://www.douradosagora.com.br/not-view.php?not_id=263725




Servidores da Funasa retomaram hoje os atendimentos as aldeias indígenas de Dourados. De acordo com informações aconteceram reuniões entre o conselho indígena da aldeia, formado por mais de 50 lideranças e a Funasa. Durante o encontro hoje, os índios garantiram de segurança no local.

Conforme a Funasa, a paralisação iniciou no final da tarde de terça-feira, depois que um dos líderes indígenas teria ameaçado um médico e uma enfermeira. O clima ficou tenso e eles não voltaram ao trabalho. Depois disto, os demais profissionais da saúde resolveram paralisar todo o atendimento em protesto ao clima de insegurança que, segundo eles, ronda a Reserva Indígena de Dourados.

Na tarde da última quarta-feira, o chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul, Nelson Olazar, esteve em Dourados para tentar resolver o impasse. Ele disse que a ameaça aos servidores aconteceu depois que a Funasa suspendeu o contrato de trabalho de cinco funcionários, sendo um auxiliar de enfermagem e quatro agentes de saúde. Dentre os agentes estava a filha de um dos líderes indígenas. O contrato dos servidores com a Funasa é renovado a cada ano.

"Inconformado com a suspensão do contrato de trabalho da filha, a liderança teria ameaçado a enfermeira e o médico", afirma Nelson, porque acreditava que eram eles os responsáveis pela saída dela. "A suspensão ocorreu porque os indígenas estavam reclamando do atendimento da servidora. Não é nada pessoal, e sim profissional", disse o chefe do Distrito Sanitário Indígena.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source