From Indigenous Peoples in Brazil

News

Conselho Tutelar cobra e índios liberam aulas em Miranda

26/10/2009

Autor: Edivaldo Bitencourt

Fonte: Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=270980



O Conselho Tutelar se reuniu hoje à tarde e cobrou dos índios o fim da paralisação das aulas para os estudantes das reservas do município localizado a 205 quilômetros da Capital. Cerca de mil estudantes estavam sem aulas há três dias por causa do movimento terena em defesa da retomada de suas áreas em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a presidente do conselho, Lucimar Jacquer dos Santos Martins, o cacique Juarez Fonseca Prado assumiu o compromisso de encerrar o protesto hoje e liberar o acesso do transporte escolar às aldeias. Com a decisão, cerca de mil estudantes voltarão a ter aulas amanhã.

Os índios da etnia Terena reivindicam a ampliação da área da Aldeia Cachoeirinha para 17,2 mil hectares. Além de impedir as aulas, eles ocuparam duas áreas, sendo uma a Fazenda Petrópolis, da família do ex-governador Pedro Pedrossian.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source