From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios Pataxó Hãhãhãe reiniciam a retomada de suas terras no sul da Bahia

01/04/2003

Autor: (Simone Cavalcante)

Fonte: Site da Funai



Cinqüenta índios Pataxó Hãhãhãe participam do movimento de retomada das terras indígenas no sul da Bahia e avançam do município de Pau Brasil para Itaju do Colônia, na Serra das Alegrias, onde, desde ontem (31/03), ocuparam mais uma fazenda. A cacique Marilene de Jesus dos Santos manifestou sua preocupação pela falta de notícias dos 50 Pataxó, que estão chefiados por Luís Titiá, uma das novas lideranças Hãhãhãe.

A cacique explicou que a nova frente de ocupação das terras foi decidida após o atentado sofrido no último sábado (29) pelos jovens índios Jurani Xavier, de 13 anos e Antonio Justo Neto, depois de uma discussão com vaqueiro, que os acusou de ladrão de cacau. Durante a provocação o vaqueiro atirou contra os índios ferindo-os nas pernas, pescoço e mão. O fato ocorreu quando os dois se dirigiam para uma festa e caminhavam na estrada entre Pau Brasil e Itaju do Colônia, a pouco mais de 500 metros da fazenda Iracema, ocupada pelos índios há 2 anos.

Até o momento, a Polícia Federal não chegou ao local do conflito e a polícia civil se recusou a acompanhar o caso e até mesmo registrar o atentado. A cacique Marilene teme mais represálias do fazendeiro que tem propriedades ocupadas pelos índios e que já mandou queimar a cabana onde eles realizam rituais.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source