From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Delcídio e Zeca defendem indenização a produtores e demarcação indígena

23/11/2009

Autor: Jacqueline Lopes

Fonte: Midiamax - http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=574225



O PT de Mato Grosso do Sul pela primeira vez se posicionou sobre os conflitos indígenas espalhados pelo Estado e hoje, o senador Delcídio do Amaral junto com o ex-governador Zeca do PT defenderam a devolução de terras aos índios e pagamento como forma de indenização aos produtores.

Nesta manhã, junto com outras lideranças do partido e do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), Zeca e Delcídio conversaram com Lúdio Coelho que defendeu um diálogo entre os setores para que não haja confronto.

Durante o anuncio do PED (Processo de Eleição Direta) do PT, no diretório regional da sigla, no Jardim São Bento, Zeca lembrou que em seu Governo freou as ocupações de sem-terra e defendeu o diálogo e a celeridade para que ocorram as mudanças na legislação que faça a União ressarcir os ruralistas no caso da disputa com os índios.

"A primeira atitude é a despartidarização do assunto. Solução exige a participação de todo mundo. Não pode insuflar e colocar inocentes no meio". "Estão atribuindo ao Lula e ao PT um problema que começou lá atrás. Temos que achar uma resposta como alternativa como a indenização. É possível. Podemos intermediar uma saída sem arrogância".

O senador Delcídio do Amaral acrescentou que a decisão da Raposa Serra do Sol, em Roraima, já indica uma definição para Mato Grosso do Sul. "Já estive reunido várias vezes com o ministro Tarso Genro e há um interesse de criar uma forma para a indenização sem mexer com o artigo 231 da Constituição e sem criar PEC", disse o senador.

"O governo defende o pagamento da terra nua e uma área compatível com o que as etnias. É um problema federal que o governo está imbuído para resolvê-lo", acrescenta Delcídio do Amaral.

O governador André Puccinelli (PMDB) através de informes publicitários afirma que está debruçado em chegar a uma solução para o problema. Na cidade de Paranhos, o professor guarani caiuá Genivaldo Verá foi encontrado morto e o primo, Rolindo Verá está desaparecido. Eles se envolveram em confronto com seguranças particulares no dia 2 de novembro. A Anistia Internacional cobrou explicações do Brasil sobre o impasse dentro de um país com 8 milhões 511 mil e 965 quilômetros quadrados.

O Ministério da Justiça disse que a Polícia Federal estava empenhada em elucidar o caso e o governo estadual colocou todas as polícias à disposição. Mas, na área não há bombeiros, nem polícia e nem o Exército, que também ajudaria a procurar por Rolindo Verá.

Na região de Sidrolândia, índios terena foram retirados da Fazenda Querência São José, de Renato Bacho, por policiais militares na última semana. Já em Miranda, a fazenda de Pedro Pedrossian continua com indígenas.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source