From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

PMs cercam fazenda em Dois Irmãos para evitar conflito

26/11/2009

Autor: Jacqueline Lopes

Fonte: Midiamax - http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=574560



O risco de mais um confronto entre ruralistas e indígenas na região de Dois Irmãos do Buriti mobilizou mais uma vez a PM (Polícia Militar) de Campo Grande. Os PMs responsáveis pelas rondas táticas e os da CIGCOE (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) fecham o cerco na fazenda Querência São José, de Renato Bacha.

Ocorre que entre hoje e ontem na Capital, furtos, roubos e ao menos três assassinatos foram registrados. "O policiamento ostensivo está todo lá cuidando dos índios", disse um policial que pediu para não ter o nome revelado.

Segundo informações de policiais militares que estão na região de Dois Irmãos do Buriti, a situação lá tensa embora o Estado tenha retirado os índios que entraram na propriedade rural.

Ao menos cem PMs estão no local.

Segundo a Constituição Federal, áreas de conflitos indígenas devem ser monitoradas pela Polícia Federal, mas a instituição depende de um pedido da Funai (Fundação Nacional do Índio).

A Funai não se posiciona.

Hoje, Mato Grosso do Sul tem ao menos 4 áreas de tensão com risco eminente de confrontos e mais mortes já que em Paranhos os professores Genivaldo Verá e Rolindo Verá foram assassinados. O corpo de Genivaldo foi sepultado já o de Rolindo está desaparecido.

Em Miranda, na fazenda de Pedro Pedrossian, ex-governador de Mato Grosso do Sul, índios da etnia terena continuam no local.

Em Coronel Sapucaia, na noite de ontem, ao menos dez carros com homens armados tentaram expulsar um grupo caiuá que está em parte de uma propriedade rural.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.