From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Ministro garante apoio aos projetos de segurança alimentar indígena no RS

07/12/2009

Fonte: Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/Web%20Funasa/not/not2009/not1039.html



O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, participou, na última sexta-feira (4), de reunião na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em seu discurso, garantiu seu apoio aos projetos de segurança alimentar das comunidades indígenas do estado.

Estiveram presentes o coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gustavo de Mello, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Secretaria Estadual da Agricultura, da Emater (Empresa de Extensão Rural) e a deputada Stela Farias, que convocou o encontro.

O debate girou em torno das dificuldades que as comunidades indígenas do Rio Grande do Sul enfrentam para produzir alimentos e garantir sustentabilidade em suas terras. A grande maioria não obtém acesso a financiamento para plantio e os que conseguem acabam endividados. "Os indígenas não tem o costume de fazer acúmulo de capital para pagar o investimento", explicou o chefe da unidade da Funai em Porto Alegre, João Maurício Farias. "Com isso, as comunidades são muito dependentes de cestas básicas", acrescentou.

A Secretaria Estadual da Agricultura garantiu R$ 500 mil para a compra de alimentos no próximo ano, enquanto a Funai no Estado dispõe de R$ 200 mil. O ministro garantiu que existem políticas públicas, em diversos órgãos do governo, que podem contemplar os indígenas gaúchos, desde que sejam apresentados projetos, com o detalhamento das necessidades nas aldeias e acampamentos do Estado, para que os recursos sejam acessados. "Temos recursos para crédito agrícola, para assistência técnica, para sementes e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)", citou Gulherme Casssel. Segundo ele, já há muitos bons exemplos de apoio à sustentabilidade alimentar das áreas indígenas, em outros estados.

O coordenador da Funasa, Gustavo Mello, disse que as demandas de segurança alimentar precisam ser feitas a partir dos levantamentos epidemiológicos e os dados nutricionais das aldeias, que a Funasa já dispõe. Pediu também ações que dêem mais visibilidade à questão indígena no Rio Grande do Sul, pois no centro do país muitos desconhecem, inclusive, a existência de índios no Rio Grande do Sul. "Temos cerca de 20 mil índios, Kaingang, Guarani e Charrua, em vários municípios gaúchos", afirmou. Ficou acertada a formação de um grupo de Trabalho, com representantes dos órgãos presentes, sob coordenação da Funai, que vai se encarregar de elaborar e encaminhar propostas para a segurança alimentar indígena ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.