From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Procurador manda PF apurar ataque a índios em Iguatemi

10/12/2009

Autor: Helio de Freitas

Fonte: Campo Grande News - www.campogrande.news.com.br



O procurador da República em Dourados, Marco Antonio Delfino de Almeida, requisitou à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar o ataque de seguranças e fazendeiros a um grupo de índios, na manhã de ontem, em Iguatemi (474 km ao sul de Campo Grande).

Pelo menos cinco índios foram espancados, tiveram os pés e mãos amarrados e foram jogados na carroceria das caminhonetes e deixados nas proximidades da aldeia Sassoró, localizada no município vizinho de Tacuru. Índios da aldeia Porto Lindo, em Japorã, também estavam no grupo que tentou ocupar a fazenda.

Os índios seguiam por uma estrada quando foram atacados por homens armados que ocupavam caminhonetes. A intenção dos índios seria ocupar a fazenda Cachoeira, em Iguatemi. Alguns índios foram feridos com tiros de balas de borracha, disparados pelos seguranças.

Marco Antonio Delfino de Almeida disse que ainda nesta quinta-feira uma equipe da Polícia Federal em Naviraí deve seguir para a região de Iguatemi e Tacuru para investigar o caso. Ele afirmou ter recebido informações dos índios sobre o confronto, mas não quis fazer comentários sem ter uma confirmação de que o ataque tenha ocorrido conforme os índios relataram.

De acordo com o site "Top News Cone Sul", de Tacuru, os índios feridos sofreram vários hematomas e até fratura. Eles foram atendidos no hospital municipal de Tacuru. Ficaram feridos Rosalino Lopes, Márcia Lopes, Izael Souza, Aristide Gonçalves e Leide Teixeira.


http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=275923
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source