From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Missão Caiuá coordena a saúde indígena em Roraima

16/12/2009

Fonte: CONPLEI - http://conplei.org.br/2009/missao-caiua-coordena-saude-indigena-roraima.html



A missão, ligada à Igreja Presbiteriana do Brasil e à Igreja Presbiteriana Independente, iniciou o trabalho de coordenação do serviço público de saúde que alcança mais de 36 mil indígenas de Roraima e de parte do norte do Amazonas. Com 80 anos de atuação entre povos indígenas do Brasil, a Missão Caiuá assume por meio de um convênio público o compromisso de gerenciar os investimentos do Governo e executar as ações.

"Nosso objetivo é usar a experiência e a capacitação que temos para fazer o melhor aos índios de Roraima", afirma o pastor Ademir de Novaes, presidente da Missão Evangélica Caiuá. O convênio entre a instituição e o Ministério da Saúde prevê o repasse de verbas, a contratação e gestão de recursos humanos, o planejamento e execução das ações. "A missão orienta os funcionários, envia-os aos pólos, apresenta alvos e planilhas de trabalho, cobrando sua execução", explica. Segundo Ademir, a missão optou por contratar muitos dos funcionários que já estavam na área para aproveitar a experiência e conhecimento.

A atenção à saúde indígena na região é divida em dois Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs): o DSEI Leste abrange aldeias das etnias macuxi, wapixana, taurepang, ingaricó, patamona e uai-uai em Roraima. São mais de 23.500 indígenas. O DSEI Yanomami se estende do oeste de Roraima ao extremo norte do Amazonas. São ao todo 12.800 indígenas ianomâmis e iecuanas, segundo dados da Fundação Nacional de Saúde.Desde sua formação a MEVA atua com recursos próprios na área de saúde. A missão também fomenta campanhas itinerantes com profissionais parceiros. Este trabalho está sempre subordinado aos órgãos governamentais competentes e entidades gestoras. Com o convênio, a Missão Caiuá passa a coordenar também a ação e prestação de contas de postos onde a MEVA está.

Em entrevista, que você pode assistir clicando aqui, Pr. Ademir destaca que a presença positiva da MEVA, Novas Tribos do Brasil e Asas de Socorro foi mais uma motivação para a Missão Caiuá aceitar o convite do Governo para assumir a saúde indígena da região. Desejamos e oramos para que esta parceria traga resultados excelentes para a saúde e a qualidade de vida dos povos indígenas.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source