From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Fax com exoneração faz índios desocuparem Funai Dourados

17/12/2009

Autor: Denis Matos

Fonte: Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=276704




De acordo com um dos líderes guarani-kaiowá que ocupam a sede da Funai em Dourados, a presidência do órgão enviou um fax com a exoneração da administradora regional, Margarida Nicoletti.

O documento diz que o ato de exoneração será cumprido no dia 31 de dezembro. O líder guarani-kaiowá Ava Taperendy'i avisou que os índios ficarão acampados em frente ao prédio até que isto ocorra e a nova administração tome posse.

No momento, há 300 indígenas ocupando a Funai de Dourados. Agentes da Polícia Federal também estão no prédio.

De acordo com Ava Taperendy'i, os índios irão desocupar o prédio até o fim da tarde.

Ocupação - Os índios terenas e guarani-kaiowá invadiram o prédio da Funai, na manhã desta quinta-feira. Funcionários do órgão e um jornalista foram mantidos reféns. Após negociação com delegado da PF, foram todos soltos.

Policiais federais, policiais militares e uma equipe do Corpo de Bombeiros cercaram no local. Alguns índios estavam com cordas no pescoço e ameaçavam cometer suicídio coletivo em caso de tentativa de desocupação. A pista da Avenida Marcelino Pires em frente ao prédio foi interditada.

Os índios estão acampados em uma praça em frente ao prédio da Funai desde o dia 7 de novembro. Eles querem a demissão de Margarida Nicoletti, mas a presidência do órgão se recusava a atender a exigência.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source