From Indigenous Peoples in Brazil

News

Paraná oferece educação completa aos indígenas

11/01/2010

Fonte: Agência Estadual de Notícias - http://www.aenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=5348



O Paraná é o único Estado que oferece aos povos indígenas educação até o ensino médio, além da Fase I da Educação de Jovens e Adultos. Com a preocupação de garantir o direito à escolarização deles, a Secretaria da Educação desenvolve ações que ampliam e aprimoram a Educação Escolar Indígena. As políticas públicas de inclusão permitem não somente o respeito à diversidade, mas também a preservação da cultura do povo indígena.

Esta é a realidade de Junior Vejaprag Tavares, estudante do ensino fundamental no Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras, no município de Nova Laranjeiras. A escola é uma oportunidade de socialização e de troca de experiências. "O que eu mais gosto da escola e encontrar com meus amigos", conta o estudante kaingang.

Como qualquer outro estudante, ele tem como expectativa uma contribuição da escola para sua carreira profissional. "O estudo vai me ajudar a arrumar um emprego", diz. Outro fator que Tavares destaca é a qualidade do trabalho e a forma como os professores atuam. Isto é resultado de uma preparação adequada realizada pela Secretaria da Educação quando formou professores indígenas para exercem a profissão nas aldeias. No Rio das Pedras, os alunos recebem aulas em Português e também na língua nativa (Guarani ou Kaingang), garantidas na grade curricular. Para Tavares, é uma valorização o fato de o professor ministrar aulas na sua língua nativa. "Eu acho importante para conservar nossa língua, porque sabemos falar, mas não sabemos escrever", explica.

A estrutura física das escolas também recebeu atenção especial, com reformas, ampliações e construção de unidades nas áreas indígenas. "Melhorou tudo. A escola hoje a escola é maior e temos televisão nas salas, além de computadores", aponta Tavares. Ele conta que a sua comunidade sempre participa das atividades da escola.

Há 33 escolas indígenas em 19 municípios, com mais de 3 mil alunos indígenas matriculados. Em 2008 houve 700 novas matrículas. Dos 429 funcionários, 212 são indígenas das comunidades. Entre 2005 e 2009, foram realizadas 663 horas de formação continuada para professores indígenas. Também aconteceu o acompanhamento pedagógico em parceria com o Departamento de Educação e Trabalho dos professores Guarani e Kaingang, no curso de Formação de Docentes.

Desde 2005 foram criadas oito escolas indígenas. Em 2008, houve a entrega de duas novas unidades, uma em Nova Laranjeiras e outra em Diamante D'Oeste. Também foram assinados convênios com 12 prefeituras para reformas e ampliações em 17 escolas indígenas, com recursos do Estado. Há previsão de construção de mais 13 novas unidades, resultado de uma parceria entre a Secretaria da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Também foi implantado o programa Salas de Apoio à Aprendizagem, para a superação da repetência e evasão escolar de alunos indígenas. Além disso, foram entregues 10 mil exemplares do Caderno Temático da Educação Escolar Indígena para as escolas da rede estadual nos 399 municípios do Paraná.

Estão sendo elaboradas as Diretrizes para a Educação Escolar Indígena, bem como está em fase de conclusão a produção do caderno temático "Experiências Pedagógicas - Professores Kaingang e Guarani", uma reflexão sobre esta modalidade de ensino a partir da perspectiva dos educadores indígenas. O Paraná tem uma população indígena estimada em 13 mil pessoas.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source