From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Professores indígenas preparam material didático bilingue

20/01/2010

Autor: Izabel Cunha

Fonte: Agência Pará de Notícias - http://migre.me/hcjd



Encerra-se nesta quinta-feira (21), a oficina de produção de material didático para escolas indígenas que apresentará como resultado a publicação bilíngue de livros e cartilhas para alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental das escolas indígenas da Rede Pública Estadual de Ensino. O material terá versão em Língua Portuguesa e na língua nativa dos alunos que pertencem aos povos Tembé, Kayapó, Assurini, Suruí, Wai Wai, Tupaiu e Jaraqui.

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Escolar Indígena (Ceind), que está reunindo desde o dia 10, no Parque dos Igarapés, indígenas alunos dos pólos da Escola Itinerante de Formação de Professores Índios em Belém, Marabá, Oriximiná, São Félix do Xingu e Santarém.

Para o índio Takaktyx Kayapó, a iniciativa da Seduc é fundamental pois colabora para a preservação da língua materna de cada aldeia envolvida na oficina. O indígena revelou que algumas crianças da nação Kayapó já revelam dificuldades no uso cotidiano da língua, quando pronunciam palavras comuns como "papai e mamãe". Por isso, ressaltou, é importante resgatar o idioma a partir da interseção da Seduc.

Formação - Ao todo, 35 indígenas participam da oficina que orienta para a produção do material didático, sendo que alguns deles permaneceram em Belém para a cerimônia de Formação continuada para professores, técnicos e profissionais de apoio escolar. O evento acontece no período de 22 de janeiro a 4 de fevereiro, com o propósito de executar políticas públicas voltadas à formação de pessoal do quadro de servidores.



Izabel Cunha - Seduc
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source