From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Paranhos: PF diz à deputada que perícia conclui identificação de corpo semana que vem

14/01/2010

Autor: Chico Júnior

Fonte: Jornal Página 13 - http://pagina13.org.br/?p=19



A deputada federal, Irini Lopes (PT-ES), membro da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Federal, disse que o resultado de exame para identificação do corpo encontrado em um rio de Paranhos só ficará pronto na semana que vem.
Existe a suspeita de que o corpo seja do professor indígena Genivaldo Verá, depois que ele desapareceu do município juntamente com o outro professor que é também indígena. O pai de Genivaldo identificou o filho por foto, mas ainda é necessário o resultado dos exames.

A deputada se reuniu hoje com o superintendente da PF (Polícia Federal) em Mato Grosso do Sul, José Rita Martins Lara, que está à frente da investigação sobre o caso. De acordo com a parlamentar, o superintende disse que todos os esforços estão sendo feitos para mediar as negociações aqui no Estado.

Irini Lopes afirmou que a situação em virtude dos confrontos entre indígenas e fazendeiros no Estado é critica e defende a vinda o quanto antes dos representantes da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Federal. "Acho que é uma situação delicada. Vou apresentar meu relatório ao presidente da Comissão dos Direitos Humanos [deputado federal Luiz Couto (PT-PB)] para que ele defina uma data para a vinda da comissão para o Estado. Isso tem que ser o mais rápido possível", ressaltou a deputado informando que a visita deve ocorrer ainda este ano.

Segundo a parlamentar, é necessária a manutenção das negociações entre os indígenas e fazendeiros para que não haja outros conflitos. "A comissão deverá se reunir com o governo do Estado, representantes dos indígenas e dos fazendeiros, com os o membros da Comissão dos Direitos Humanos e também com o Ministério Público Federal".

O deputado estadual Pedro Kemp (PT), que também participou da reunião na Polícia Federal, entregou à parlamentar um dossiê sobre a questão indígena. Os produtores rurais da região negam que tenha havido contratação de seguranças armados no dia em que os professores desapareceram.

Conflito

Em Paranhos, a PF investiga a suspeita de que dois professores indígenas foram assassinados e vítimas de pistolagem. O corpo, que seria de Genivaldo Verá, foi encontrado em um córrego do município. O pai dele identificou o filho por foto, mas o Instituto de Criminalística faz o confronto das digitais e do material genético com o coletado dos pais da vítima pela PF.

O primo, Rolindo Verá continua desaparecido.

Eles foram expulsos junto com outros 16 índios da Fazenda São Luiz na madrugada de 2 de novembro e desde então estavam sumidos.

Desde que o caso tornou-se público é a primeira parlamentar em âmbito federal a se posicionar sobre o risco de confronto por conta da disputa da terra no Estado.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source