From Indigenous Peoples in Brazil

News

Gripe suína contamina o primeiro índio no Pará

02/03/2010

Fonte: Portal ORM - http://migre.me/lYrA



O primeiro caso de gripe suína entre indígenas foi confirmado no Pará. O paciente é Arawete Assurini, de sete meses, da etnia Assurini e morador da aldeia de Trocará, localizada no município de Tucuruí. A criança está internada no Hospital Universitário João de Barros Barreto, onde recebe medicação e acompanhamento especializado. Ela apresentou os primeiros sintomas da gripe 'A' na semana passada, sendo atendido na unidade de saúde de Tucuruí e, posteriormente, encaminhada à Santa Casa de Misericórdia, que constatou a presença do vírus H1N1 e providenciou os procedimentos de internação no Barros Barreto.

Segundo a assessoria de imprensa da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), o caso do indiozinho é o primeiro da gripe 'A' confirmado em comunidade indígena do Estado. O órgão acredita que o contágio do paciente deve ter ocorrido em Tucuruí, já que antes do diagnóstico da gripe, Arawete foi internado com um quadro de pneumonia e outras doenças respiratórias. Porém, ao receber alta e voltar para a aldeia, apresentou febre e os outros sintomas da gripe suína.

O bebê foi trazido a Belém na última sexta-feira, quando foi internado na Santa Casa, onde teve o material de nasofaringe colhido para análise que confirmou a infecção pelo vírus H1N1, o que fez a equipe médica informar o caso à Vigilância Epidemiológica da Sesma (Secretaria Municipal de Saúde). A partir daí, Arawete foi internado no Barros Barreto, onde recebeu o antiviral específico.

Fonte: O Liberal
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source