From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Bebê índio infectado é internado no Barros Barreto

02/03/2010

Fonte: Diário do Pará - http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=81299



Uma criança índia de seis meses que contraiu a gripe Influenza A (H1N1) está internada no Hospital Barros Barreto mas, segundo o último boletim médico, seu estado de saúde é bom. Ela é da tribo Assurini, da aldeia Trocará, localizada no município de Tucuruí, e começou a apresentar sintomas da gripe no final do Carnaval.

Médicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que atuam na aldeia, onde vivem 200 índios, perceberam que o caso poderia se agravar se o bebê não recebesse atendimento especializado em Belém.

Inicialmente transferida para a Santa Casa, a criança foi submetida a exames de secreção naso-faríngea, cujo resultado foi positivo para gripe A. Como a Santa Casa não é um hospital especializado no tratamento da doença, os médicos decidiram encaminhar o bebê para o Hospital Barros Barreto, onde passou a receber medicação adequada e monitoramento permanente. Os pais do bebê estão hospedados na Casa do Índio, em Icoaraci.

Segundo a Funasa, o vírus da gripe foi contraído na cidade de Tucuruí, para onde os índios assurini viajam praticamente todos os dias. A aldeia Trocará fica a apenas 18 km da cidade, o que facilita o contato com os "brancos". Os índios entram e saem da cidade a todo instante, utilizando bicicletas. A Funasa informou que deslocará uma equipe para a aldeia Trocará com a finalidade de fazer a coleta de material de todos os índios, incluindo adultos e crianças, para prevenir novos casos da doença.

VACINA

No próximo dia 15, de acordo com programação previamente estabelecida, os agentes da Funasa estarão vacinando toda a população da aldeia Trocará. O órgão mantém na aldeia um posto de saúde com médico e enfermeiros. Entre os dias 8 e 19 deste mês, cerca de 750 mil indígenas de todo o país e 9 mil profissionais que trabalham na área de atenção à saúde deverão ser imunizados durante a campanha de vacinação contra a Influenza A.

A principal estratégia nacional para o enfrentamento contra a gripe, juntamente com a rede de vigilância e assistência, é a vacinação de grupos prioritários, que será realizada em quatro fases, com a população indígena incluída na primeira fase. Na última quarta-feira, a Funasa também apresentou aos agentes de saúde o sistema de dados que vai ajudar a monitorar os casos de gripe entre os índios.

(Diário do Pará)
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source