From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índias prostituídas: Corpo de meninas é negociado em bailão

08/08/2000

Autor: Carlos Wagner

Fonte: Zero Hora (Porto Alegre-RS)



Documentos anexos


Reportagem de uma série sobre prostituição indígena no Rio Grande do Sul. O Bailão do Trevo da Redentora é um local conhecido por ser ponto de porstituição, que os próprios líderes indígenas promovem. Esta situação se mistura com o incentivo a arrendamento de terras, por parte destes líderes, e também com uma não-aceitação dos mestiços filhos das indígenas que se prostituem, que muitas vezes tem que pagar uma quantia aos líderes para manterem a criança. A chefe do posto da Funai em Guarita foi ameaçada de morte por denunciar a ação do cacique Vladir Joaquim, envolvido com inúmeras irregularidades, inclusive com a prostituição. Este tipo de denúncia já causou tragédias, como o estupro e morte da professora Lorinete Branbati, que se revoltou contra a prostituição de suas alunas pelos líderes, nos anos 90.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source