From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Mais um índio é diagnosticado com gripe A

07/04/2010

Fonte: Diário do Pará (PA) - http://www.diariodopara.com.br/



De acordo com a Casa do Índio, ele está em isolamento na Santa Casa de Misericórdia

Foi confirmado mais um caso de gripe A em um indígena, segundo a chefia da Casa do Índio, em Belém. Integrante da tribo Munduruku, Lamberto Saw está internado na Fundação Santa Casa de Misericórdia desde o dia 24 de março. Ontem, uma ligação para a casa de apoio aos indígenas confirmou a presença do vírus H1N1.

Fátima Lima, Chefe da Casa do Índio, diz que o índio de 29 anos saiu de Jacareacanga no dia 15 de março e seguiu para a casa de apoio em Itaituba com dores abdominais, anemia e palidez. Como seu estado de saúde não melhorou, no dia 22 veio para Belém em avião fretado e seguiu direto para o Pronto-Socorro Municipal Humberto Maradei, no Guamá. "Nós o levamos para a rede municipal porque ele não veio de lá com leito garantido, então, essa foi a nossa porta de entrada", disse Fátima Lima.

Após a realização de vários exames laboratoriais, Lamberto foi transferido para a Santa Casa, onde ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva. "Todos os dias alguém ia visitá-lo. Ele chegou a ficar todo entubado, por isso não podia ficar com acompanhante", explica.

Porém, na noite da última segunda-feira, Fátima foi surpreendida com o telefonema. "Era da Santa Casa e disseram que o caso deu positivo para Gripe A, achei estranho porque, até então, ninguém tinha falado nada sobre a suspeita e os sintomas não eram os provocados pelo vírus H1N1", disse. Segundo Lima, Lamberto saiu da UTI e se encontra em uma sala isolada, porque além dos riscos de transmissão da gripe A, estaria transtornado, inclusive cuspindo nas pessoas, para sair do hospital. A vacinação contra a gripe A começou a ser realizada na aldeia indígena em Jacareacanga enquanto Lamberto se encontrava em Itaituba.

Apesar de toda a descrição de Fátima Lima, a assessoria de imprensa da Santa Casa e da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) desconhecem o assunto. Através da assessoria de imprensa, a coordenadora de vigilância epidemiológica da Sespa, Ana Helfe, afirmou que vai verificar a situação para só depois se posicionar sobre o assunto.

OUTRO CASO

Este seria o segundo caso confirmado de gripe A em indígenas no Pará. O primeiro foi o de um bebê índio assurini de sete meses, vindo da aldeia Trocará, a 18 quilômetros de Tucuruí. O menino ficou internado por 14 dias, passando pelo isolamento no Hospital Barros Barreto, em Belém.

http://www.diariodopara.com.br/N-84868-MAIS+UM+INDIO+E+DIAGNOSTICADO+COM+GRIPE+A.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source