From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Professores das aldeias são incentivados a pesquisar o ensino para os povos indígenas

19/04/2010

Fonte: Universidade Federal da Grande Dourados - http://www.ufgd.edu.br/



Estimular a reflexão sobre a educação para os povos indígenas, pesquisando o ensino bilíngüe e a transculturalidade. Esta é a contribuição que a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) quer dar para o Centro-Oeste e para o Brasil, através de um curso de formação para professores indígenas.

São 11 professores de escolas indígenas que estão participando desse curso de formação. É uma oportunidade para aprofundarem seus estudos sobre as problemáticas e oportunidades vividas no ensino dentro das aldeias.

Além de contribuir para melhores práticas de ensino voltadas para os educandos indígenas, o projeto pretende ainda oferecer aos professores a capacitação para disputar vagas em programas de mestrado. O objetivo é instrumentalizar esses professores para a área da pesquisa, de forma a que possam dar continuidade aos estudos sobre educação, transculturalidade e ensino bilíngüe.

Nesse sentido, todos participantes deverão desenvolver uma pesquisa para levantar dados sobre a situação do bilingüismo e do processo de ensino nas escolas onde atuam. Ainda, o projeto visa a produção de material didático em língua guarani. A pesquisa será desenvolvida em aldeias em Dourados (Jaguapiru, Bororó e Panambizinho), Paranhos (Arroio Korá), Amambai (Limão Verde), Antonio João (Campestre) e Paranhos (Cerro Corá).

Dados sobre o curso

O curso de formação de professores chama-se Investigacões em Lingüística Aplicada entre Política Lingüística à Educação Bilíngüe: o caso dos Tekohá Kuera no MS. Faz parte de um projeto da Capes e está sendo realizado pela Pró-reitoria de Extensão e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da UFGD.

O projeto é coordenado pela professora Maria Ceres Pereira, do Programa de Mestrado em Letras da UFGD e fica sob a supervisão da pró-reitora professora Rita de Cássio Limberti.

Como o projeto é da Capes, sua realização segue as normas publicadas em edital. As secretarias municipais de educação fizeram a divulgação do curso entre os professores e a UFGD fez a seleção dos candidatos. Foram selecionados cinco educadores de Dourados e mais cinco da microrregião.

A Capes financia bolsas de pesquisa para os 11 professores. Também podem assistir às aulas, porém sem direito à bolsa, seis gestores de escolas indígenas. Os bolsistas recebem R$ 600,00 mensais e, em contrapartida, devem desenvolver projetos orientados de pesquisa, divulgar resultados parciais obtidos e apresentá-los em seminários de divulgação científica.

O curso iniciou em março e vai até novembro com aulas presenciais a cada 15 dias, totalizando 180 horas de aula. Como o curso tem a duração de um ano , os demais meses são destinados a produção do relatório da pesquisa de cada participante.

Mais informações sobre este projeto e também sobre a produção de material didático em Guarani podem ser obtidas pelo e-mail do Grupo de Pesquisa: liet010@hotmail.com

http://www.ufgd.edu.br/noticias/professores-das-aldeias-sao-incentivados-a-pesquisar-o-ensino-para-os-povos-indigenas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source